Estudos Ambientais
  • Estudo de Assoreamento e Vida Útil de Reservatórios

Estimativa da vida útil do reservatório, ou seja, capacidade de armazenamento, que diminui gradativamente devido ao assoreamento do mesmo, em decorrência da deposição gradual dos sedimentos transportados pelo rio.

  • Estudos para obtenção da Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRDH) e outorga definitiva

Garantir a disponibilidade hídrica requerida para aproveitamentos hidrelétricos, para licitar a concessão ou autorizar o uso do potencial de energia hidráulica em corpo hídrico, ou seja, reservar a quantidade de água necessária à viabilidade do empreendimento hidrelétrico.

  • Modelagem Matemática da Qualidade da Água do Reservatório

Prognóstico da qualidade da água do reservatório. Subsidia a tomada de decisão com relação aos percentuais de remoção de vegetação na área do futuro reservatório. Indicação das áreas propícias a eutrofização e de usos (captações, lançamentos e aquicultura.

  • Laudo Técnico Hidrológico

Determinação da vazão de referência de cursos de água em locais em que se pretende lançar efluentes líquidos.

  • Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o conjunto de estudos realizados por especialistas de diversas áreas, com dados técnicos detalhados. Os estudos devem conter o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto (físico, biológico, ecossistemas e sócio-economico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas (previsão da magnitude), definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento. O relatório de impacto ambiental (RIMA) refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental (EIA). O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqüências ambientais de sua implementação.

  • Estudos Hidrológicos

Realização de estudos em hidrológicos como a consistência de dados hidrológicos, regionalização de vazões e modelagem hidrológica.

  • Desenvolvimento e Elaboração de Programas Ambientais

Elaboração de Programas Ambientais como Monitoramento das Condições Hidrossedimentológicas do Reservatório, Monitoramento da Qualidade de Águas Superficiais, Monitoramento de Macrófitas e outros.

 

Caso tenha interesse entre em contato